Qual a validade jurídica do documento assinado online?

Assinatura eletrônica é o gênero referente a todos os métodos utilizados para assinar um documento eletrônico. É semelhante à assinatura no papel, porém no meio eletrônico. Para ter valor legal, a assinatura eletrônica é composta por três elementos essenciais: comprovação da integridade do documento assinado, identificação e autenticação do autor da assinatura e registro da assinatura.
A Clicksign, empresa que oferece este serviço, resguarda a integridade, autenticidade e não repúdio em contratações online. Foi desenvolvida para reforçar a validade de documentos e assinaturas eletrônicas e é compatível com as principais normas internacionais de assinatura eletrônica.

Assinatura digital é uma espécie de assinatura eletrônica, resultante de uma operação matemática que utiliza criptografia e permite aferir a origem e a integridade do documento. A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico, que caso seja feita qualquer alteração, a assinatura se torna inválida.

Qual é o fundamento jurídico da Clicksign?

Dentre os fundamentos jurídicos, destacamos a Medida Provisória 2.200 que instituiu o certificado digital ICP-Brasil (e-CPF, e-CNPJ):

“Art. 10. § 2º O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento.”

Sugerimos a leitura dos Termos de Uso da Clicksign.

Se você precisar de mais informações sobre fundamentos gerais ou específicos para a sua indústria, bem como jurisprudência, solicite através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3145-2572.

O que achou deste artigo?