A verdade sobre consultoria “grátis” do Google Ads

A grande maioria dos anunciantes investem valores pequenos, não ultrapassando R$ 10 mil por mês. Estas contas recebem o suporte padrão do Google e não tem um consultor dedicado para ajudá-lo.

Há alguns anos o Google estabeleceu parceria com empresas ao redor do mundo, para fazer contato ativo com os clientes destas contas com gasto pequeno, mas que representam a maior fatia de receita deles.

O problema é justamente esses consultores de empresas parceiras, vou explicar os motivos:

Como saber se estou falando com um funcionário do Google ou um funcionário de parceiro do Google? #

Isso é algo cada vez mais difícil, pois até o email que os funcionários das empresas de consultoria parceiras do Google é @google.com, o que pode levar a acreditar que se trata de alguém que trabalha para o Google diretamente.

Dica 1:

Existe uma diferença chave para indentificar qual é qual. Como os consultores parceiros trabalham naquele modelo de “call center”, eles não tem na assinatura de email deles um número de telefone para você contactá-los. E não adianta pedir para eles, eles não tem um pra informar.

Já alguém que trabalha diretamente do Google vai ter um telefone e ramal diretos a disposição.

Dica 2:

No Brasil é a TTEC que tem realizado mais contatos, então repare que na assinatura de email deles discretamente tem escrito “Em nome do Google” às vezes deixado em Inglês para disfarçar ainda mais: “On behalf of Google”, e ali vai constar também o nome da empresa parceira.

E eles ficam ligando, mandando email, enchendo as paciências até que a gente seja quase mal educado e diga que não temos interesse ou então que agendemos a call. Eles chegam a mentir e dar a entender que você está perdendo dinheiro ou clientes, que a conta tem algo que precisa ser configurado, fazem tudo pra bater as metas deles de calls.

Exemplos de emails que eles enviam:

Muitas vezes tenho que explicar isso tudo para o cliente, por isso mesmo escrevi este artigo.

Quando reclamo para um consultor da TTEC sobre a abordagem mentirosa, uma vez teve até alguém que reconheceu isso para o cliente, porque dedurei tudo copiando cliente:

Volta e meia eu aceito fazer uma call, nestes anos já fiz uma dezena delas e só uma vez posso dizer que teve algo útil porque a analista era realmente capacitada. O script padrão das calls é basicamente pedir para entrar na conta e aceitar as recomendações que o Google Ads oferece para otimizar as campanhas, mas isso pode sair muito caro para sua empresa, vou explicar melhor na sequência.

Vou mesmo ter melhores resultados? #

O trabalho destes consultores, seguindo o treinamento que eles recebem, é em cima da tela de “Recomendações” que é exibida ao acessar uma conta do Google Ads.

Estas recomendações são baseadas apenas em algoritmos, ou seja, o Google sugere alterações na conta e campanhas seguindo regras pré-determinadas, sem levar em conta características particulares da empresa. Existem recomendações que nunca aplicaríamos e que só iriam aumentar os gastos, sem trazer mais resultados.

Em uma conta Google Ads mal configurada e não bem gerenciada, seguir muitas das recomendações apresentadas quem sabe pode até fazer sentido, mas como diferenciar o que pode ser bom do que o que pode ser ruim? Este é um dos trabalhamos nossos, cuidar da conta e garantir que tudo que seja implementado de forma manual ou automática, esteja dentro da estratégia ideal para um correto aproveitamento do orçamento investido visando obter os melhores resultados possíveis.

O Google e estas empresas, sabem disso tudo? #

Com certeza, tanto sabem que nos emails trocados com estes consultores você vai encontrar lá no final nas letrinhas pequenas, isso aqui:


É importante salientar que o Google não garante nem promete quaisquer resultados específicos da implementação das alterações que você autorizar. Você será responsável por qualquer impacto que essas alterações tiverem na sua conta, incluindo impactos no desempenho ou nos gastos da sua campanha.

Monitore sua conta regularmente para entender o que está acontecendo e fazer ajustes na campanha conforme necessário. Lembre-se também de que você poderá perder as alterações que realizar na sua conta do Google Ads se os especialistas do Google Ads estiverem implementando as alterações solicitadas no mesmo momento. Recomendamos que você aguarde até que os especialistas terminem de realizar as alterações solicitadas antes de fazer qualquer alteração sozinho.


O trecho em vermelho deixa bem claro que eles não se responsabilizam por nada que venha a acontecer.

Já tivemos clientes que aceitaram fazer a chamada com estes consultores e mexeram nas campanhas, sem nos avisar. Resultado: jogaram 40% da verba mensal fora em coisa de 3 ou 4 dias até revertermos a situação. Se bem que foram tantas coisas, que a conta não performou 100% mais por meses.

O que fazer então se eles entrarem em contato comigo? #

Se eles entrarem em contato contigo querendo agendar call, encaminhe para nós. Se você quiser tirar a prova, a gente marca a chamada e você participa também 🙂

nunca, nunca clique em aceitar as recomendações que aparecem na conta e não faça alterações nas campanhas … fale comigo antes tá?

O Google tem perdido muita receita e mandado muita gente embora, isso afeta também essas empresas como a TTEC, então eles tem ficado muito mais insistentes e infelizmente até usando mentiras para atingir metas.

Se quiser saber mais sobre o assunto, assista esse vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=37ejGKb0Fak é em Inglês mas o Youtube gera legenda traduzida também.

E deixo abaixo pra você tirar suas próprias conclusões pela forma que eles abordam agência e cliente, separadamente. Acredito que “fala por si só:

EMAIL ENVIADO PARA AGÊNCIA:

EMAIL ENVIADO PARA O CLIENTE:

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